sábado, janeiro 31, 2009
Copia e cola
Achei esse vídeo no blogue da ilustrada no cinema, da Folha. Como Forest Gump e Benjamin Button foram escritos pelo mesmo homem, Eric Roth, trataram de procurar semelhanças entre os dois filmes, e olha que há várias. Já vi por aí gente dizendo que o enredo do Harry Potter é o mesmo de Guerra nas Estrelas, enfim. veja, há muitas coincidências importantes.
segunda-feira, janeiro 26, 2009
Eu na Lasanha
Saiu mais uma edição da Revista Lasanha, e tem um poema do piá de novo no cardápio.
Vai lá conferir.
Oscar 2009
Todo mundo tem seus favoritos e o meu é Slumdog Milionaire. Milk tá bem legal e vai ser dura a parada entre Sean Penn e Mickey Rourke. Sean já tem um oscar (Sobre Meninos e Lobos, 2003) e tem feito só papéis muito bons. Por sua vez, Rourke mostra que não é só uma aberração gerada por cirurgias plásticas mal-sucedidas, vida desregrada e anabolizantes (quem diria que é o mesmo cara que fez 9 e meia semanas de amor?). Senti falta do Clint Eastwood. Gran Torino tem o padrão de qualidade de Clint: boa história, boas interpretações e direção competente. A concorrência tá grande esse ano, e talvez a academia decidiu que o homem já tem oscars suficientes (quatro).
Marcadores: oscar 2009
Quem quer ser um Milionário (Slumdog Milionaire, Danny Boyle, 2008)
Uma ode ao destino, ou o show do milhão encontra os contos de fadas. Jamal está a uma pergunta de faturar 20 milhões de rupees, mas o apresentador do programa acha que ele está trapaceando. Sendo interrogado pela polícia, percorremos a vida de Jamal e cada pergunta está de alguma forma ligada a seu destino. No fundo é uma história de amor. Jamal e Latika se conhecem ainda crianças e depois que seus pais morrem se vêem abandonados a própria sorte numa Índia impiedosa com as crianças que se tornam presas fáceis para exploradores: só os fortes sobrevivem e nessa linha seu irmão Salim acaba se tornando violento, trapaceiro, mentiroso, mas no fundo, ainda tem um coração bom. E é essa mistura a bondade de Salim e os seus traquejos de pivete que fazem essas duas crianças sobreviverem num mundo conturbado e perigoso. Quando eles acham que haviam sido levados para um lar para crianças abandonadas descobrem que na verdade o bem-feitor é um aproveitador que usa os meninos para pedir esmolas, e cria as garotas para virarem prostitutas. Os meninos fogem, mas Latika acaba ficando para trás. Até um dia, anos depois, Jamal decide voltar a Mumbai para procurá-la. Eles resgatam a garota, mas Salim e Latika abandonam Jamal. E anos depois os destinos deles se cruzam novamente. Jamal agora trabalha servindo chá numa empresa de telemarketing, onde usa o banco de dados para achar o seu irmão e consequentemente Latika. O filme já ganhou o Globo de Ouro, e é minha aposta pro Oscar. Dos outros indicados só vi Milk, e acho que o Slumdog dá um passo a frente. Tem tudo pra ganhar direção, edição, trilha original. A música é muito boa, as passagens entre cenas do passado e cenas do presente também são muito bem elaboradas, os atores, principalmente as crianças estão ótimos. é um filme quase perfeito, tudo funciona como música. Pra mim, nasceu como um clássico.
Marcadores: danny boyle, resenha, slumdog, videos
sexta-feira, janeiro 23, 2009
Esse obscuro objeto de desejo (Luis Bunuel, 1977)

quinta-feira, janeiro 22, 2009
3 horas de Lost
(Se você não viu a quarta temporada e gosta de surpresas saia correndo daqui).
Uma overdose de Lost. Uma hora com os produtores resumindo e comentando o que de melhor aconteceu na trama e na história pessoal dos principais personagens. Mais duas horas com dois episódios inéditos com comerciais rápidos e rasteiros. A quarta temporada acabou com John Locke num caixão e a ilha sumindo do mapa: resultado. Não vou contar, vou deixar vocês verem por si mesmos e se você não viu ainda a quarta temporada que começa a passar agora na globo desculpa por contar o final (eu avisei). Mas como disseram: essa temporada vai ser mais para resolver mistérios do que para criar. John morreu mesmo? eles vão voltar pra ilha? se a ilha sumiu, pra onde que ela foi, como vão achar? O Ben sabe como, e minha teoria é que ele deixou os seis saírem porque no fundo sabia que eles teriam que voltar uma hora pra lá.
Marcadores: lost
quarta-feira, janeiro 21, 2009
Mengão 2008
Além de lingüista, blogueiro de vez em quando, escrivinhador, sou torcedor do Flamengo. A vida seria muito sem graça sem futebol. Claro que é um esporte estúpido, e é por isso que é tão popular, porque é simples. Futebol americano e Baseball são muito cerebrais pra mim, além do que não suporto ter que ver um comercial de carro toda vez que a bola para em campo, o que no futebol americano acontece uma vez por minuto. O Basquete é suportável, além dos três intervalos entre os quartos, eles só passam comercial se algum dos técnicos pedir tempo, logo, num quarto que dura 12 minutos, se cada técnico pedir tempo duas vezes você verá quatro comerciais. Pense comigo: cada quarto dura 12 minutos, o que dá 48 minutos de bola quicando na quadra, se o jogo em média dura duas horas, o que você ficou vendo nessa 1hr12min? é de dar nos nervos. Felizmente, no futebol, das duas horas de jogo, você só acaba vendo os quinze minutos de intervalo de comerciais, mesmo que alguém se machuque, a bola fure, a trave caia, a luz apague NÃO TEM comercial, a gente fica ali esperando pra ver no que vai dar.
Espero que esse ano o mais querido do Brasil, faça valer esse título e presenteie seus torcedores com um bom ano. O campeonato carioca é só uma pré-temporada de luxo. Pensou o brasileirão e a copa do brasil de fevereiro a dezembro? ia ser bacana não ia? podiam fazer o mesmo com as séries b e c. Enfim, boa sorte mengão.
o video saiu daqui
Marcadores: eu chicago, futebol, videos
terça-feira, janeiro 20, 2009
Dossiê Rê Bordosa
Uma das minhas HQ favoritas. Virou curta ano passado. Decidiram investigar porque o Angeli matou a Rê. animação divertidíssima, com a presença de Laerte e P.C. Peréio fazendo o voz do Bibelô.
Vai lá no Porta Curtas ver.
Marcadores: angeli, link, re bordosa, videos
Fim do mês vem outra vez
Semana produtiva, minha tese cresce dia-a-dia. A pilha de artigos e teses pra ler e re-ler também. Hoje o dia amanheceu como se flocos de glacê estivessem caindo do céu, "clara em neve" não poderia ter um nome melhor. Preocupações, dinheiro, aluguel pra pagar e meu salário de janeiro só chega na metade de fevereiro, é a ilógica do cnpq, que que eu posso fazer, se o pagamento se refere a um período de três meses, porque o dinheiro vem no meio do segundo mês? Enfim, a gente dá um jeito. Amanhã estréia Lost. Duas horas da nova temporada em sequência. Eles vão voltar pra ilha? Como eles vão saber pra onde voltar se a ilha desapareceu? O que o John Locke tava fazendo morto no final da última temporada?
Marcadores: eu chicago, lost
segunda-feira, janeiro 19, 2009
Que venha Obama
Não sei o que mais entusiasma a imprensa americana, a tão esperada saída de Bush ou o histórico momento em que Obama receber a faixa.
Marcadores: eu chicago, obama, politica
Comédias da publicidade nacional
Achei no sedentário. Vale a pena é tão ruim que chega a ser bom.
Marcadores: links, publicidade
sexta-feira, janeiro 16, 2009
Coisas legais que vi e ouvi no ano passado
Como um viciado em cultura pop adoro listas e aqui vão algumas das coisas legais que vi e ouvi ano passado.
Back on the Tracks
Finalmente, após quase dois meses de espera, meu notebook finalmente está funcionando e operando normalmente, como nunca deveria ter parado de funcionar. Às vezes me pergunto se esse tipo de coisa só acontece comigo, aí eu descubro que sim, porque quando cheguei em casa o wireless não estava funcionando, tentei rezar mas não adiantou (vai ver que Deus sabe que não sou mais sócio de nem uma igreja); voltei lá e o camarada consertou pra mim em duas horas. e agora está ok. Final de ano foi um saco, frio, solidão e a sensação de que ver tv aberta americana é como ter um canal só dividido em varias faixas. não tem diferença entre os grandes: abc, fox, nbc, cbs, wgn. todos passam as séries que amamos, todos tem um show tosco tipo márcia goldsmith passando no mesmo horario, todos tem um noticiario noturno com um casal sorridente apresentando e alguns passam novelas mexicanas ou americanas mesmo a tarde. Tem um canal chinês, que nao parei pra ver claro, tem dois falados em espanhol e acreditem é um chute na batata não consigo parar pra ver, um deles parece sempre estar passando clipes e prefiro ouvir Zezé Dicamargo e Luciano a genéricos da Beyonce cantando em espanhol, que por sinal é uma língua doce de se ouvir. (Vide o disco "Estampa Fina" do Caetano, ou "Buena Vista Social Club", excluo Shakira desse grupo). Tem as coisas boas, a fox passa dois episódios dos simpsons e de seinfeld todo dia, a wgn passa dois seguidos de friends de segunda a sexta, e pude ver a premiere do 24horas em primeira mão e vou ver a de Lost na próxima quarta (vai lá pra dar uma olhada no que vai acontecer).
Marcadores: eu chicago
quarta-feira, janeiro 07, 2009
Melhores da musica
Listinha da Rolling Stone Brasil com os melhores do ano passado.
Melhores músicas nacionais
1 - "Janta", Marcelo Camelo e Mallu Magalhães
2 - "Samba e Leveza", Lenine
3 - "J1" Mallu Magalhães
4 - "Rat is Dead (Rage)", CSS
5 - "Desabafo", Marcelo D2
6 - "Amendoim", Macaco Bong
7 - "Quinta-Feira", Forgotten Boys
8 - "Dê", Cérebro Eletrônico
9 - "Compacto", Curumin
10 - "Vermelho", Guizado
Demorei pra parar e ouvir Mallu Magalhaes, mas curti muito o som da menininha. Macaco Bong e' bom pacas, e Cerebro Eletronico nao conhecia e fui ouvir, recomendo.
Melhores músicas internacionais
1 - "Paper Planes", M.I.A.
2 - "Viva La Vida", Coldplay
3 - "Human", The Killers
4 - "Machine Gun", Portishead
5 - "Never Miss a Beat", Kaiser Chiefs
6 - "Mercy", Duffy
7 - "Pork & Beans", Weezer
8 - "I Kissed a Girl", Katy Perry
9 - "Time to Pretend", MGTM
10 - "The Shock of the Lightning", Oasis
Nao sei porque as duas ultimas sao as que mais gostei.
Melhores discos nacionais
1 - "Artista Igual Pedreiro", Macaco Bong
2 - "Mallu Magalhães", Mallu Magalhães
3 - "Na Confraria das Sedutoras", 3 na Massa
4 - "Donkey", CSS
5 - "Labiata", Lenine
6 - "Punx", Guizado
7 - "Japan Pop Show", Curumin
8 - "Pareço Moderno", Cérebro Eletrônico
9 - "Inclassificáveis", Ney Matogrosso
10 - "Conecta ao Vivo no Cinemathèque", Marcos Valle
Nao Curti o disco do CSS
Melhores discos internacionais
1 - "Dear Science", TV On the Radio
2 - "Modern Guilt", Beck
3 - "Third", Portishead
4 - "Jukebox", Cat Power
5 - "Oracular Spectacular", MGMT
6 - "Lay it Down", Al Green
7 - "Consolers of the Lonely", The Raconteurs
8 - "Viva La Vida or Death and All His Friends", Coldplay
9 - "Acelerate", R.E.M
10 - "Day & Age", The Killers
Senti falta do Oasis nessa lista. A Cat Power ate ta numa posicao alta por ser um disco de covers. O do Racounters ta' legal, pra quem nao conhece tem Jack White e Brendan Benson. O MGMT foi uma das bandas mais legais que surgiram no ano passado.
Piores e melhores do ano no cinema
Claro, como toda lista, tem suas controversias e injusticas. Mas o fato de eu ter acertado que "O dia que a terra parou" (the day the heart stood still) e' uma bosta me deixa feliz. Rambo nem precisa muito senso critico pra concordar. Speed Racer eu nao vi, mas ouvi comentarios bons, Fim dos Tempos parece que foi meio uma decepcao, considerando os trabalhos anteriores do Night Shyamalan (A Vila, Sexto Sentido), por isso considero meio injusto ele ter sido colocado como um dos piores diretores. Pior atriz tambem foi injusto com a Diane Keaton, bom ninguem manda aceitar papeis em comedias meia-boca. A Paris Hilton com aquela cara de plastico nem precisa falar nada, e a unica coisa que a Kate Hudson tem de interessante e' ser filha da Goldie Hawn (Todos dizem eu te amo, 1996, W. Allen).
Veja a lista completa aqui.
Outro linque legal: 19 filmes que voce nao viu em 2008. E de fato, nao vi nenhum mesmo. Mas vale a dica.
Lista completa aqui.
Tambem tem listas no blogue da ilustrada no cinema com os melhores do ano passado.
veja lista
Gran Torino (2008, Clint Eastwood)
Ta embassado postar foto, entao vai sem. Filmao. Nao sei se ja saiu no Brasil, mas quando sair veja. Clint nao e' apenas um bom cineasta e ator. Ele parece ter o dom de transformar grandes historias em grandes filmes e interpreta-los com uma verve que poucos tem na sua idade. Nao e' o faroeste de Sergio Leone, e' a america sem lei, sem respeito, sem educacao, ou seja podre. Mas tambem nao e' so a america, pode ser a tua vizinhanca, a minha vizinhanca, falta de respeito com o proximo, com a religiao e os costumes de outros povos, jovens querendo ser rappers e gangsters pra ter dinheiro pra comprar um adidas de $200 tem em qualquer esquina. E se voce pensou que pelo trailer ele ia pegar o seu cavalo, seu trabuco e chamar um amigo para resolver a parada (vide Os imperdoaveis, 1991), nao, meu amigo, aqui a historia e' diferente, bem diferente.
Em resumo, Walt (Clint) se ve sozinho, apos o falecimento da esposa, em uma vizinhanca cercada por imigrantes asiaticos. Ate que o seu novo vizinho Thao tenta roubar o seu Gran Torino 1972, como ritual de iniciacao para entrar na gangue do seu primo. A familia obriga o garoto a pedir desculpas e como pena o garoto tera que trabalhar para Walt para pagar e apagar a vergonha da familia. Ai nasce uma relacao de amizade entre Walt e seus vizinhos Hmong (uma etnia que vive no sul da China, Vietna e outros lugares por ali). A gangue dos asiaticos parece decidida a tornar a vida da familia de Thao um inferno, e Walt veterano da Guerra na Coreia, decide ajuda-los.
"Thao - Como e' matar um homem?
Walt - Acredite, voce nao quer saber, filho".
Sei nao, mas acho que ele vai beliscar mais um Oscar esse ano. Outros tres filmoes que estao bem cotados: Milk, Revolutionary Road, The Curious Case of Benjamin Button.
Marcadores: clint eastwood., gran torino, resenha
quinta-feira, janeiro 01, 2009
A Revolucao dos Bichos
Imagine se os vegetarianos vegan resolvem fazer uma revolução no mundo. A ONU reune uma comissão e estabelece a Declaracão Universal dos Direitos dos Animais e as duas premissas do documento são:
- Animais não são comida;
- Animais não devem ser mantidos em cativeiro;
Da noite para o dia, como uma espécie de AI5 governos no mundo todo abririam as portas dos zoologicos, confiscariam animais empalhados para lhes dar um enterro digno, fazendas, granjas, viveiros, canis e afins seriam abertos e os animais seriam liberados para viverem livres, assim como estavam antes de alguém decidir ha muito tempo que era legal ter um cachorro latindo no portão quando o carteiro chegasse; que usar um cavalo para ir de uma cidade a outra era mais facil do que ir a pé ou pedir carona num barco de pescadores; que um boi tem mais força do que quatro escravos, e que seria melhor deixar os bois puxarem carroças e usar os escravos para coisas mais interessantes como preparar banhos, sessoes de masoquismo ou fazer o almoço. Eles estão livres, e mesmo os vegetarianos que gostam tanto dos animais teriam que se conformar com a universalidade do decreto: todo, TODO animal tem o direito de ser livre, se eles decidirem continuar vivendo com voce tudo bem, mas nada mais de coleiras e cercas que impessam os cachorros de visitarem a cadela da vizinha (com o perdao do trocadilho), ou os gatos de serem pardos a noite, as crianças ficarão tristes por um tempo, mas no futuro, ter animais domésticos sera considerado algo barbaro. Não, tambem não sera mais permitido corridas de cavalos e cães, e o “esporte” sera substituido por corridas de quatrocentos metros entre humanos, possivelmente atletas olimpicos aposentados. Caras como Bukowski ficariam tristes, afinal nunca que sabe se o jamaicano que e a barbada do quarto pareo trapaceou ou não o anti-dopping e pode estar correndo lesadão e acabar chegando atras de um americano cuja dieta esta baseada em hamburgueres e nuggets de carne de soja transgenica. Vacas, cavalos, cabras, cães, gatos, ovelhas poderão voltar ao seu habitat: a selva e os campos. Os veterinarios terão os mesmo status dos médicos, mas logo virarao uma profissao obsoleta, ja que não ha mais quem os pague (sera ilegal ser dono de um animal, eles são livres por principio, lembra?). Imagine a completa mudanca nos habitos alimentares do mundo: abobora recheada sera o prato principal da ceia de natal, os arabes terão que inventar um kibe apenas de kibe, até kafta tera que ser feita com carne de trigo para kibe. Nos churrascos brasileiros teremos picanha de soja, linguiçinha de milho (com tripa sintética comestivel) e a famosa costela gaucha sera reduzida a uma mistura de abacaxi com manga. O hot-dog americano sera uma especie parecida com a linguiçinha de milho mas feita com sucrilhos. Debates acalorados deverão ocorrer para decidir se os peixes e os frutos do mar poderão continuar a ser consumidos, mas por principio, ja que também são animais, no final, vencera a universalidade, e as baleias e os tubaroes darão pulos de alegria. Claro, o bolinho de bacalhau portugues deixara de existir, assim como o sashimi. Os sushis usarão novos legumes. Os chineses que historicamente desenvolveram um paladar para apreciar insetos terão que se conformar, mesmo os insetos não poderão mais ser comidos. O embaixador da China na Onu protesta:
- Mesmo as cobras e os escorpioes?
- Sem excecoes, meu caro, sem excecoes.
Ouvem-se gritos exaltados de protesto de outros paises como Sri-Lanka, Laos, Vietnã. Não ha como eles venceram essa, os ocidentais não vão sentir falta do que nunca tiveram. O embaixador chines ainda tenta argumentar, mas acaba vencido e suspira em sua cadeira, consolado pelo colega do Camboja.
Em pouco tempo, umas duas geraçoes, as mulheres não terão mais peito e bunda, ja que a gordura que ha nos vegetais, sementes, cereais e legumes e muito pequena, insignificante talvez, é essencial para que essas partes do corpo humano feminino se desenvolvam como deveriam, a heranca genética, DNA italiano, ou ter uma avo com peitoes se perdera na linha da evolução. Em mais algumas geraçoes, o ser humano tera evoluido para uma espécie hibrida de emo-androgina, mas não se preocupem, não ha como prever como sera a moda, e não vamos viver para ver isso mesmo, nem saber se as cores azul e roxo serão permitidas como tinta para cabelo. As crianças serão amamentadas com leite de soja, ja que devido a geracoes de perdas alimentares e nutricionais a capacidade das femeas humanas proverem leite para sua prole sera reduzida, até inexistir, ja que a glandula mamaria, com mais algumas geraçoes de evolucão vai ser tornar inoperante, até o ponto de criancas femeas começarem a nascer sem, assim como aconteceu com o dente do siso. o apendice, e as amigdalas. Nos museus de historia natural e livros de historia fotos de nus e quadros de Modigliani serão mostrados para as crianças para lhes ensinar que pareciamos monstros, com bundas e peitoes e ulceras e canceres porque comiamos carne. Crianças mais fracas eventualmente poderão passar mal e vomitar ou desmaiar ao ouvir essa frase, sera inimaginavel ou impensavel que no passado os humanos, fossem capazes de comer carne. Provavelmente as doenças serão reduzida pela metade, sem mais alguns tipos de cancer, não mais artérias entupidas por gordura, sem mais rins exaustos e figados fatigados. Mas claro, tudo vai ser um lindo e belo paraiso, até que um dia um homem corta o dedo enquanto descasca uma laranja. Fora-lhe ensinado que não se deve chupar o sangue quando se corta um dedo. Num jesto instintivo ele leva o dedo a boca, um instinto que parece não ter sido suprimido por anos e anos de condicionamento (a natureza sempre da um jeito). O sabor doce e morno do seu proprio sangue assusta e eriça a suas papilas gustativas. Ele se ve envolvido numa especie de extase e torpor, como se tivesse recebido uma dose de “beleza”, a nova droga superpotente, uma mistura de açucares e canela. O efeito era quase o mesmo, um bem-estar, um revigorante, uma sensação animalesca de “mais”, uma nova fome para a qual ele não tem nome. Ao olhar pela janela da cozinha ele ve uma singela ovelha mascando verdes folhas do seu gramado, e uma subita ira cresce dentro dele, não uma raiva do bicho, apenas uma incontrolavel vontade de sentir mais esse gosto sem ter que comer o proprio dedo.
________
Meio huxleyniana essa historia, curti muito escrever. As vezes me assusto com minha imaginação.
ps. perdao pela falta de acentos, meu pc ainda nao ta pronto, acreditem. Acho que levei no pior tecnico de Chicago.
Marcadores: prosa
Martin Scorsese e AT&T
Tinha que ter uma versao dessa propaganda no Brasil, ou dar um jeito de os celulares nao funcionarem dentro de teatro e cinemas.
Marcadores: at e t, martin scorsese, propaganda
Up! (1976, Russ Meyer)

Marcadores: Russ Meyer, up