BeatBossa

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Gran Torino (2008, Clint Eastwood)

Ta embassado postar foto, entao vai sem. Filmao. Nao sei se ja saiu no Brasil, mas quando sair veja. Clint nao e' apenas um bom cineasta e ator. Ele parece ter o dom de transformar grandes historias em grandes filmes e interpreta-los com uma verve que poucos tem na sua idade. Nao e' o faroeste de Sergio Leone, e' a america sem lei, sem respeito, sem educacao, ou seja podre. Mas tambem nao e' so a america, pode ser a tua vizinhanca, a minha vizinhanca, falta de respeito com o proximo, com a religiao e os costumes de outros povos, jovens querendo ser rappers e gangsters pra ter dinheiro pra comprar um adidas de $200 tem em qualquer esquina. E se voce pensou que pelo trailer ele ia pegar o seu cavalo, seu trabuco e chamar um amigo para resolver a parada (vide Os imperdoaveis, 1991), nao, meu amigo, aqui a historia e' diferente, bem diferente.
Em resumo, Walt (Clint) se ve sozinho, apos o falecimento da esposa, em uma vizinhanca cercada por imigrantes asiaticos. Ate que o seu novo vizinho Thao tenta roubar o seu Gran Torino 1972, como ritual de iniciacao para entrar na gangue do seu primo. A familia obriga o garoto a pedir desculpas e como pena o garoto tera que trabalhar para Walt para pagar e apagar a vergonha da familia. Ai nasce uma relacao de amizade entre Walt e seus vizinhos Hmong (uma etnia que vive no sul da China, Vietna e outros lugares por ali). A gangue dos asiaticos parece decidida a tornar a vida da familia de Thao um inferno, e Walt veterano da Guerra na Coreia, decide ajuda-los.
"Thao - Como e' matar um homem?
Walt - Acredite, voce nao quer saber, filho".
Sei nao, mas acho que ele vai beliscar mais um Oscar esse ano. Outros tres filmoes que estao bem cotados: Milk, Revolutionary Road, The Curious Case of Benjamin Button.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial