BeatBossa

segunda-feira, novembro 10, 2008

Fall

Pois é, o frio chegou: 33 graus Farenheit lá fora, o que é 0.5 Celsius, no outono! Welcome to Chicago!!! that's what they say. Na verdade não queria ter que sair na sexta, mas como tinha que ir buscar meu cheque no Walker Museum, lá fui. Como estava na rua, aproveitei pra depositar o cheque e passar no correio pra mandar um postal pro meu irmão Jeferson e pra minha prima Simone. No banco descobri que a caixa é brasileira, o que é mais uma evidência de que tem muito brasileiro aqui, a comunidade do orkut é só a ponta do iceberg, trocar umas palavrinhas 
em português foi bom, afinal dois meses aqui e o máximo de português que tenho falado é quando falo com alguém pelo Skype. Isso feito fui pra biblioteca procurar um livros. Eu me surpreendo toda vez que vou lá, porque mesmo que eu descreva aqui ainda vai parecer pequeno. Dizem que é uma das melhores bibliotecas de humanas dos Estados Unidos, e se tem trabalhos
em lingüística em Português que 90% das nossas universidades ainda não têm, então acho que acredito nisso. Claro, a universidade tem mais de 100 anos e nesse tempo todo eles juntaram alguns livros, mas acho que só a área de línguas faria a biblioteca do IEL passar vergonha. Tudo bem, elas ganham muitas doações, e tirando o Mindlin, acho que os milionários do país não estão nem aí se a biblioteca da universidade onde eles estudaram tá precisando de uma doação para renovar o acervo. Isso é algo que me admira também, a universidade é paga, os caras pagam para estudar aqui. Muitos deles saem daqui e anos depois viram políticos, escritores, médicos, grandes economistas (um cara acabou de doar US$300 milhões para a escola de negócios da universidade, que claro, agora tem o seu nome, provavelmente a palavra Crise, deve ter outro sentido pra ele, segundo diz o e-mail que recebi, um consultor de investimentos), o Nobel de Física desse ano leciona aqui, para vocês terem uma idéia e mais de 70 prêmios Nobel estudaram ou trabalharam aqui. Que brasileiro ficaria grato pelo que é como profissional pela Universidade onde estudou? A maioria sai falando mal, muito mal: os professores são ruins, a estrutura
é péssima, a biblioteca é fraca, não há bolsas... e como apesar de tudo isso, surgiram todos os intelectuais e cientistas que a gente teve na história? milagre eu diria, além do fato de muitos deles terem ido fazer doutorado aqui ou na europa. Ou são mais um exemplo de que as dificuldades são superadas com força de vontade e perseverança. Eu não posso reclamar, 
só estou aqui porque tenho bolsa, do governo federal, e me orgulho muito disso também porque ninguém me deu, eu fui atrás e consegui, mérito meu. Mas acho que se quem tem dinheiro no país olhasse mais para a educação, as coisas poderiam ser melhores.
Final de semana não saí de casa. Claro, botei a cara pra fora pra fumar um cigarrinho, ou dois, mas foi só, mesmo quando a vodka acabou sábado a noite, deu preguiça de ir comprar alguma coisa pra beber. Nessas horas eu lembro daquela música do Barão "mais uma dose, é claro que eu tô afim/a noite nunca tem fim/por que que a gente é assim?". Acabei vendo "Conduta de 
Risco", um nome tosco pra "Michael Clayton", que deu o Oscar (imerecido) pra Tilda Alguma-coisa, o George Clooney me surpreendeu com o seu papel aqui, mas não tinha como competir com o Day-Lewis, vai a dica, se não viu veja, fazia tempo que não saia uma safra de dramas bons como saiu ano passado. A Tharen me ligou da Colômbia sábado a tarde e a gente conversou um pouco pelo Skype, foi bacana ter conversado com ela e saber que ela está gostando de lá, apesar da bagunça da cidade e do povo feio. Domigo, passei um pouco de raiva com o Flamengo, mas tudo bem o jogo tava tão chato que passei mais tempo no msn conversando com o povo do que vendo o jogo, deu pra matar um pouco a saudade do povo de lá. Dei uma de racker e consegui tirar aquela mensagem chata do windows que fica dizendo que minha cópia do xp é pirata, agora tá legalizada de graça, :D e aprendi também a fazer com que não abra tudo quando o computador inicia, outra maravilha. Antes de dormir vi "Os incompreendidos", do Truffaut. Tinha baixado há um tempo e enfim assisti, se eu lembrar e der tempo eu escrevo sobre ele durante a semana. Fui.
ps. sei que parece tolice, mas depois que vi o outono aqui entendi porque eles chamam essa estação de Fall. é o tipo de coisa que se eu for contar pra alguém vão responder, ah tá, e você descobriu sozinho? 

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial