BeatBossa

domingo, maio 06, 2007

dando as caras


moçada, apareci para das as caras por aqui. Ultimamente o blogue tá meio largadão mesmo, mas infelizmente o doutorado tem me sugado muito tempo e energia. Além de eu ter perdido um pouco a empolgação de postar coisas por aqui ler as coisas dos outros também. Ando meio sem saco para isso mesmo.
O cartaz é de um filme do Wong de 1991 que só tá desembarcando por aqui agora. É um baita filme e as mulheres orientais têm uma beleza simples e instigante. O enredo fala de um jovem, York, que é uma espécie de playboy/malandro que ilude as donzelas e depois se desfaz delas como se isso não fizesse diferença alguma, e para ele não faz mesmo. Ele descobre que a mulher que o criou não é sua mãe verdadeira, e agora quer que ela conte quem são seus verdadeiros pais, coisa que ela reluta em fazer. O interessante é o contraste entre o amor desprendido que ele sente pelas mulheres, uma espécie de hedonista apenas preocupado em receber e proporcinar algum tipo de prazer, mas sem comprometimento. Ao mesmo tempo as duas mulheres que se envolvem com ele durante o filme são enredadas pelo charme dele e em pouco tempo estão aos seus pés implorando para que ele não as abandone, numa espécie de amor desesperado que consome e não sobrevive imune e sem quedas ou percalsos. O destino das paixões parece ser mesmo o sofrimento, pelo menos na leitura que eu faço do filme.
Em uma cena a primeira mulher volta para pegar suas coisas na casa do York, e lhe diz que quer voltar para ele, ele replica dizendo que não é homem para ela e:
- Não sou o tipo que se casa.
- Não me importo. Só quero estar com você.
Pelo que li por aí sobre o Wong, ele deixa que os atores improvisem os diálogos, coisa que o glauber fazia também, eu fico meio perdido sem saber se as falas então são criações dos atores ou do diretor, o que também é um ponto positivo do diretor em dividir o papel de criação com os atores, já que para o filme ser bom é preciso haver uma sinergia entre esses dois pólos, o que fica na frente da câmera, e o que fica atrás. O resultado é com certeza excelente.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial